Skip to content

Missa da Unidade: Renovação das promessas sacerdotais e Santos Óleos

abril 21, 2011

Hoje como já devem saber é Quinta-Feira Santa, comemorado o dia da Instituição da Eucaristia, mais comumente conhecida como Missa de Lava-Pés. Nesse dia santo relembramos a última Ceia de Jesus, com seus Apóstolos no cenáculo, onde o Mestre se abaixou para servir seus servos e o Cordeiro Santo se imolou pelo perdão dos pecados.

O que muitos não sabem que essa liturgia é somente à noite. Durante o dia acontece uma celebração maravilhosa que pouca gente lembra ou conhece seu motivo, a missa da unidade ou missa crismal.  Nela os padres da diocese ou Arquidiocese, se reúnem em tordo do seu bispo ou arcebispo para renovarem as suas promessas sacerdotais com as seguintes palavras:

Dom: Filhos caríssimos, quereis renovar as promessas que um dia fizestes perante o vosso Bispo e o Povo de Deus?

Sacerdotes: QUERO!

Dom: Quereis unir-vos e conformar-vos mais estreitamente ao Senhor Jesus, renunciando a vós mesmos e confirmando os compromissos do Sagrado Ministério, que levados pelo amor de Cristo, assumistes com alegria em relação à Igreja, no dia da vossa ordenação sacerdotal?

Sacerdotes: QUERO!

Dom: Quereis ser fiéis distribuidores dos mistérios de Deus, pela missão de ensinar, pela Sagrada Eucaristia e demais celebrações litúrgicas, seguindo Cristo, Cabeça e Pastor, não levados pela ambição dos bens materiais, mas apenas pelo amor aos seres humanos?

Sacerdotes: QUERO!

Dom Altieri: Deus nos guarde a todos em sua caridade e nos conduza, pastores e ovelhas, à vida eterna.

Todos: AMÉM!

Essa cerimônia é muito importante para mostrar que a Igreja é uma e com o bispos, o padre é membro fundamental dela, assim como reinflamar o ardor da vocação nos nossos padres e diáconos para que sejam firmes na tarefa dada por Deus.

Também nessa celebração se abençoam os óleos da Unção dos Enfermos e dos Catecúmenos, assim como se consagra o óleo da Crisma para serem usados nos sacramentos.  Mas porque óleo? “O óleo tem a finalidade faz brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8).  Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). Mesmo edifícios e objetos são consagrados com a unção do óleo (Gn 28,18). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo é também o ungüento que alivia as dores e que fortalece os lutadores, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis, ou seja, o óleo é usado desde os primórdios da história da salvação para consagrar e marcar o que é de Deus. O saudoso Padre Léo dizia que a carta sem selo não chega no destino, assim é com os Cristãos, sem o selo do Espírito Santo através dos óleos, ele não chega no paraíso.

O óleo dos Catecúmenos é usado na cerimônia do batismo. O sacerdote usa para ungir primeiramente o peito dos candidatos (as) ao batismo antes da água, dizendo: “O Cristo Salvador te dê sua força. Que ela penetre em tua vida como este óleo em teu peito”.

A segunda unção é feita depois da água na fronte do (a) candidato(a). No Antigo Testamento era comum ungir os sacerdotes, reis e profetas. Também Cristo foi ungido pelo Espírito Santo de um modo muito especial. Então esta Unção quer significar que pelo Batismo nos tornamos participantes do poder messiânico de Jesus. E também, conforme a primeira epístola de São Pedro (1 Pedr 2, 9-10) nos tornamos raça eleita com Cristo, reis (rainhas), sacerdotes (sacerdotisas) e profetas (profetisas).

Este óleo concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. Este óleo poderá ser abençoado pelo padre antes de ser usado. Por motivos pastorais, a unção com o Óleo Catecumenal poderá ser omitida na celebração do Batismo ou antes da celebração do mesmo.

O óleo dos Enfermos é usado na unção de pessoas que passam por alguma doença, terminal ou não. Este óleo, que em caso de necessidade poderá ser abençoado pelo padre antes da unção do enfermo,traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e em cima das mãos.

O óleo do Crisma é o único consagrado e perfumado. “É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote. Também é usado em outros ritos consacratórios, como na dedicação de uma Igreja, na consagração de um altar, quando o Santo Crisma é espalhado sobre o altar e sobre as cruzes de consagração que são colocadas nas paredes laterais das igrejas dedicadas (consagradas). Em todos estes casos, o Santo Crisma recorda a vinda do Espírito Santo que penetra as pessoas como o óleo impregna a cada um deles que o toca. Ele faz com que pessoas sejam ungidas com a unção real, sacerdotal e profética de Jesus Cristo”. O Crisma alem de perfumado com balsamo, é soprado pelo bispo, mostrando a presença do Espírito Santo.

Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental. Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.

As Bênçãos dos óleos são com finalidade sacramental, quer dizer, para uso no sacramento, devendo ser queimado logo em seguida. Não se benzem óleos pela rádio e nem mesmo nas missas para que as pessoas levem para as casas para ungir doentes, por exemplo.

A missa se encerra com a eucaristia e depois é distribuído os óleos para as paróquias da diocese ou Arquidiocese.

Fontes: http://www.infosbc.org.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1066:renovacao-das-promessas-sacerdotais&catid=63:oracoes&Itemid=81

http://www.catolico.org.br/liturgia/fichaoleo.htm

About these ads
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: