Skip to content

Por que a Igreja condena o aborto?

agosto 6, 2008

Muito se fala hoje sobre a questão do aborto, atualmente. A maior opositora desse impasse é a Igreja Católica Romana, que desde os primórdios vem tentando levar o homem para a sua salvação e a vida plena em Deus segundo seus ensinamentos. Dentre as discussões são usados vários argumentos que faz os cidadãos ficarem confusos entre a aprovação ou rejeição da lei do direito do aborto. Aqui se seguem alguns da Igreja e dos a favor a lei:

 

A Igreja de Cristo, em seu catecismo, afirma que a cooperação para um aborto constitui falta grave e sanciona com uma pena canônica de excomunhão, este delito contra a vida humana. Para ela, a vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento da existência, o ser humano deve ver reconhecido os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de tudo ser inocente á vida. E usam como justifica a moral e os seguintes textos: “Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5)”. E também: “Meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda (Sl 139,15).”

 

 Para a CDT- Congregação da Doutrina da Fé,no instrumento Donum Vitae 3,No momento  em que uma lei positiva priva uma categoria de seres humanos da proteção que a legislação civil lhes deve dar,o Estado nega a igualdade de todos perante a lei.Quando o Estado não coloca sua força  a serviço dos direitos de todos os cidadãos,particularmente dos mais fracos,os próprios fundamentos de um estado de direito estão ameaçados…Como conseqüência do respeito e da proteção quem deve ser garantidos à criança desde o momento de sua concepção, a lei deverá prever sanções penais aprovadas para roda violação deliberada dos direitos dela. Visto que deve ser tratado como uma pessoa desde a concepção, o embrião deverá ser defendido em sua  integridade,cuidado e curado, na medida do possível, como qualquer outro ser humano.

 

Segundo o site CMI Brasil, os defensores apresentam argumentos como: O Estado é laico: Nos países democráticos em que o aborto é legal esse direito é estendido a todas as cidadãs, independente de sua adesão ou não a qualquer credo religioso. Já as legislações restritivas, como a brasileira, impedem que mulheres exerçam seu direito de escolha.O Estado é democrático: Os princípios constitucionais e a laicidade do Estado são pressupostos da democracia. Além disso, a teoria jurídica contemporânea levanta questionamentos severos quanto à justiça e eficácia da lei penal como instrumento de proteção da sociedade ou de qualquer bem jurídico. A criminalização do aborto é uma das ilustrações mais contundentes desta ineficácia. É irracional supor que milhares de mulheres que recorrem ao aborto ilegal a cada ano no Brasil sejam condenadas e encarceradas. Ao contrário do que sugerem as posições dogmáticas, a criminalização não protege a vida do feto e, sobretudo, implica riscos e danos para as mulheres. Nesse sentido, desrespeita seu direito a uma vida digna e plena.É uma questão de justiça social: Os efeitos da criminalização do aborto se distribuem de modo desigual na sociedade brasileira. Pobreza representa maior vulnerabilidade para as mulheres que recorrem ao aborto clandestino, sem condições de buscar procedimentos seguros. Há limites na contracepção:A gravidez indesejada não decorre apenas do sexo forçado ou “irresponsável”, como se costuma dizer. A tecnologia contraceptiva atualmente disponível tem efeitos colaterais e ainda apresenta limites no que se refere à eficácia. Excetuando a esterilização, os métodos anticoncepcionais falham muito mais do que sugerem os discursos biomédicos, e outros.

Vendo essa contradição entre Igreja e a sociedade Liberal, muita coisa será discutida e revistam, porém analisando os fatos podemos tirar conclusões e opinar se somos contra ou a favor do direito ao aborto.

18 Comentários leave one →
  1. Flâmela Gomes permalink
    fevereiro 6, 2009 2:35 pm

    acredito que o aborto torna-se cada vez mais comum, porque a sociedade silencia com um fato que só a desmoraliza cada vez mais, que não respeita o seu próximo, e que fecha olhos para um ato tão cruel e que vem deixando marcas incuráveis na mesma.

  2. eliomar reis permalink
    março 16, 2009 4:12 am

    quando vejo assasinos cometerm tamanha atrocidade por coveniencia ,acho que deveria ter a pena de morte para esse crime tão vergonhosso que e o aborto matar alguem que não te fez nada,de uma forma tão covarde e vil .tirar a vida de alguem tão pequeno e indefeso,puro ,inocente ,lindo ,puro,com tanto adjetivos bons ser tirado o direito de viver.ainda que vc não lhe der amor ,carinho,atenção pelo menos lhe de o respeito e o direito de viver,se coloque no lugarzinho dele vc gostaria que lhe fosse arrancada a vida.comcerteza não.

  3. Iannasha permalink
    maio 31, 2009 7:36 pm

    Na minha opniao o aborto nao deve ser legalizadO!
    Diga SIM a vida….!

  4. Priscila permalink
    julho 20, 2009 11:43 am

    estava pesquisando na net como estaria o meu filho q hoje esta cm 10 semanas de gestação e me deparei cm fotos de abortos e como eles acontecem, fiquei horrorizada quando vi o procedimento q ate então não conhecia, ver os fetos sendo despedaçados vivos por ordem daquela q deveria ser a eterna protetora de sua prole é desumano e difícil d entender mesmo eu lendo as melhores justificativas, o q eu pude observar é q o aborto é um ato injustificável e terrível, temos VIDAS DE SERES HUMANOS EM JOGO, e a vida humana tem q estar acima de tudo, muitas mulheres dizem q querem ter direito de escolher se quer ter ou naum a criança, mas o que elas naum entendem é q todas temos esse direito pois temos milhares de escolhas para evitar a gravidez com os métodos antconcpcionas, a naum ser por estupro ou risco para a mãe, neste caso se torna um direito na lei, mas será q é direito da criança naum ter direito nem a vida, nem uma chance de tentar, nos grávidas temos uma vida q depende da nossa proteção e amor e naum do contrario, pense nisso …
    fiquem com DEUS, e que Jesus os abençoe

    • brunomarinho permalink*
      janeiro 20, 2010 12:01 am

      Obrigado pelo depoimento. SAbe, tem um testemunho, um pouquinho longo,mas ele te prende, vc não consegue parar de ler, de uma senhora chamada Glória Polo. Ela foi atingida por um raio e “morreu” e ela narra suas aventuras no além. Em uma dessas aventuras Jesus mostra pra ela como foi o aborto que ela fez, pois ela estava dopada e perdeu a festa do inferno. Então ela viu quando cortavam o bebê dela ainda no seu útero e como o bebê gritava. É impactante mas muito revelador. se der acesse esse link e leia, acho que vc vai gostar http://caravanajesusvive.blogspot.com/2008/08/testemunho-de-gloria-polo.html
      A paz esteja com vc

  5. glaucia permalink
    agosto 28, 2009 1:36 am

    Aborto não é crime????
    quem foi que disse isso !!!
    matar é crime não é justo fazer isso com um bebe que está para nascer….

  6. larissa belfort permalink
    setembro 30, 2009 2:57 pm

    sou contra pois acho que naum temos o direito de matar um ser que ainda nem pode ser defendido….
    isso é horrivel imagina se for legalizado..quantos inocentes seriam mortos

    • brunomarinho permalink*
      janeiro 19, 2010 11:56 pm

      exatamente, imagina só se o assassinato fosse legalizado. É a mesma coisa que se legalizassem o aborto.
      A paz esteja com vc

  7. jedsonguedes permalink
    dezembro 21, 2009 7:50 pm

    Assassinato, ou aborto, é pecado, é crime, é imoral, é ilógico.

    Deixo-vos um vídeo muito bom que deixa bem claro – até mesmo às cabeças mais vazias e estúpidas que defendem a morte – que a vida deve prevalecer e que o direito debatido não deve ser o da mulher e, sim, o do bebê que ela carrega, seu filho, dom de Deus.

    “Sobrevivente de um aborto”:

    • brunomarinho permalink*
      janeiro 19, 2010 11:55 pm

      Adorei o vídeo, obrigado mesmo pela ajuda. Temos que dar as mãos contra essa agressão a humanidade que é o aborto.
      a paz esteja com vc.

  8. larissa permalink
    setembro 1, 2010 11:31 pm

    eu tenho apenas 12 anos, e sou contra isso, como pode? se coloque no lugar do bebê se ele esta ali é pq Deus quer que ele nasca. eu gostei do video e acredito que foi o poder de Deus que a salvou pq se ñ fosse ele ñ teriamos essa lição de moral, ela ñ estaria ali. Cada passo que damos é graças a Ele, pare de ser a favor do aborto e passe agradecer ao ar que respira, agradeça por sua mãe ñ ter sido a favor do aborto.
    Reflitam bem as seguintes palavras:”Aborto não deve ser crime”. Você esta matando uma pessoa e matar o prócimo é crime?

  9. Thiago permalink
    setembro 21, 2010 5:03 pm

    Vocês são burros! Percam seu tempo pensando nisso enquanto a sociedade racional vence a ignorância!

    • brunomarinho permalink*
      novembro 20, 2010 1:38 am

      Oi Thiago,
      Cara, eu não entendi seu comentário. Quam é burro, quem faz o aborto, ou a gente que fica pensando na morte de vidas indefesas?
      paz e bem

  10. outubro 29, 2010 11:42 pm

    quem não quer cometer esse crime não pratique sexo ou use camisinha
    ou anticonsepcional

    • brunomarinho permalink*
      novembro 20, 2010 1:41 am

      Concordo com a primenra parte: não pratique sexo, antes do matrimônio.
      A Igreja é mãe e sabe o que é melhor para seus filhos. Imagina um jovem de 15 anos pai! Que merda! Agora se um jovem de 20 é casado, tem estrutura pra ter filhos ele pode e não vai precisar de borracha pra impedir seu prazer, não vai comer bala com a embalagem. e anticonsepcional deixa a mulher toda desrregulada rsrs, toda cheia de problemas, porque são hormônios.
      Enfim, cada um pensa de um jeito né, espero que meu texto ajude a refletir sobre esses problemas.
      PAz e Bem

  11. Bárbara permalink
    novembro 28, 2010 6:18 pm

    Olhem eu tenhoo apenas 18 anos, e sou contra ao abortoo … Bemm sou contra se acontecer c/ uma pessoa que gosto ao por destraçãoo . ! mas se for violação, sou a favor, porque nunca mais conseguiria olhar pa cara do bebe .. mas isso so para dizer quem faz abortos, por nao ter juisoo, devia ser condenadoo, eles nao pedem pa vir , mas ja que vieram nao vamos os matar ..

    beijinhos & pensemm

  12. Laura permalink
    dezembro 2, 2010 6:13 pm

    Eu não vejo qual é essa vontade de milhares de mulheres quererem que o aborto seja legal. Ao inves disso pq não lutam por algo mais moral e com valores, como por exemplo, a cirurgia de ligadura para mulheres com ou sem filhos.
    Eu rezo todos os dias para que nunca haja uma lei que legalize esse horror que é o aborto pelo seguinte fato.
    Hoje em dia a destribuição gratuita de anticoncepcionais pelo Brasil inteiro. Agora tenho a certeza que se essa maldita lei for legalizada o que vai ter de mulher saindo “dando” pro primeiro que aparecer, e o custo de ficar operando essas pessoas que não se cuidam? Vocês acham certo ficar gastando dinheiro em mortes de fetos e crianças ou gastar em EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E SAÚDE?

    Se a mulher é estrupada ela PODE fazer o aborto, então me digam qual bom motivo para legalizar o aborto?
    AAA a fofa ta entrando na faculdade e resolveu encher a cara e transar sem camisinha ou ela nem se cuida, ai fica gravida e simplismente quer fazer um aborto? Cade a moral nessa historia, assim como em outras milhares?
    O que falta não é a legalização do aborto, mas a consciencia de que CADA UM É RESPONSSÁVEL e maduro para fazer sexo com alguém então também é responssável para arcar com as concequencias.
    O caso não é só a Igreja, pois a Igreja é uma farsa, o problema é a falta de respeito com a VIDA! O ABORTO É MORTE, APENAS ISSO. MORTE!

  13. Ana Priscila Carvalho permalink
    março 5, 2011 2:36 pm

    TENHO NOJO DE QUEM FAZ ISSO !
    deve apodrecer na cadeia ,
    é rídiculo uma coisa dessa ‘

    Não deixar um ser viver , por irresponsabilidade da MAÃE ,se é que esse MONSTRO pode ser chamado de mãe , e dessa PAI . Que tb nem sei se pode se chamar de PAI .
    Se hoje fosse presidente do Brasil ,todos que cometeeriam o aborto , ia até o fim . PRENDER e apodreceer na cadeia ,pagar o que deve aqui ,e o que deve á DEUS. Que concerteza é muito mais!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: