Skip to content

Católicos Adoram imagens?

junho 8, 2010

por Bruno Marinho Loura

A Igreja de Cristo é, há anos, insultada, blasfemada, atacada, pisoteada, profanada por causa da veneração das Imagens. Desde os primórdios da Igreja, as imagens são usadas no culto a Deus, e essa veneração e confecção de imagens são justificadas e incentivadas por Deus e pelos apóstolos, como nos diz a Palavra.

Problemática Protestante

Somos chamados de idólatras por um bando de gente que não entende as palavras do Senhor e pior, fazem uma livre interpretação da Palavra de Deus, muitas vezes errônea, levando a fundarem igrejas que casam homem com homem, mulher com mulher, “homem com vaca” e o que for; tudo segundo eles justificado pela bíblia.

Eles não compreendem o mistério de Cristo. Não entendem o mistério da Salvação. A igreja chegou a respostas sobre alguns pontos da História da Salvação, com 2 mil anos de existência e filósofps maravilhosos como Tomás de Aquino, Agostinho, Gregório, Jerônimo, etc. Esses outros cristãos “chegaram agora e querem sentar na janela.”

Problemática bíblica

A problemática bíblica é a passagem em que Deus proíbe a confecção de imagens e sua adoração, é o que confundem nossos amados Protestantes fazendo-os falar inverdades. Essa passagem se encontra em Êxodo 20,3-5:

3.Não terás outros deuses diante de minha face. 4.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6.mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Por essa ordem de Deus, não deveríamos confeccionar nada mesmo, nenhuma imagem, mas isso, se só pegarmos esses versículos e os isolarmos dos demais 72 livros da bíblia. Se assim foi, Deus proibiu completamente a confecção das imagens, Ele se arrependeu capítulos depois, por que -O manda construir imagens em Êxodo 25,18-20:

18.Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, 19.fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. 20.Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada.

Ou Deus é doido, confuso, manda e desmanda, ou quando ele proibiu a confecção de imagens falou de imagens de outras coisas. Que coisas são essas? Imagens que não levam a adoração do Deus Verdadeiro. Por exemplo, o bezerro de ouro, do deus Shiva, imagem de um preto velho, imagem de um exu, Buda etc.

Um dos grades problemas do protestantismo é levar ao pé da letra o que a Palavra de Deus fala e não analisar o contexto. Tira um versículo e toma ele como lei, não analisa os outros para saber se eles se contradizem.

Veneração na bíblia

“.O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida.” ( Nm 21,7-9)

O povo estava sendo mordido pelas serpentes por terem pecado contra o Senhor. Deus MANDA Moisés fabricar uma serpente de bronze e colocá-la sobre um poste. Todos que olharam, veneraram a imagem foram curados. Por esses versículos podemos analisar um monte de coisas:

1ª – Deus cura através de Imagens: Deus poderia falar: “Fiquem curados” e com certeza todos ficariam, certo? Mas o Altíssimo não fez isso, ele usou de uma imagem, que não ouve, não fala e não anda para curar o povo de Israel.

2ª – Deus manda crucificar a serpente – a Imagem da serpente representa cristo. Ou seja, ela representa Deus que salvou a humanidade do alto de um poste.

3ª – Prova que é possível ter imagens que choram sangue, que se mexem, que aparecem no rio, ou sei lá mais o que. As imagens hoje podem ser usadas por Deus para Curar o povo.

Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra” (Gn 18,2)

“Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda” (Ex 18,7)

“Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó as suas cabeças.” (Josué 7, 6)”

“Na passagens acima, Abraão e Moisés põem-se de joelhos como forma de respeito e veneração por outros homens ou seres espirituais (anjos no caso de Abraão), o ato de súplica não é um ato de adoração, mas de humildade, onde eles reconhecem no outro sua superioridade ou seu poder de atender-lhe um pedido. Porém a passagem mais significativa é a de Josué, em que ele se prosta diante da arca da aliança, sendo um exemplo explícito de veneração de uma imagem ou objeto. Portanto a própria Bíblia difere a adoração (latria) de veneração (dulia).”¹

Veneração das relíquias dos Santos

“Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.” (At 19, 11-12).

“Nesta passagem bíblica é relatado que Deus por meio dos lenços e panos de São Paulo curava os doentes.

Os referidos grupos religiosos conservam e atribuem milagres à relíquias, ou seja, ossos ou objetos de santos e mártires, porém não acreditam que o milagre é produzido “materialmente pelas relíquias”, mas pela vontade de Deus através delas. No Antigo Testamento os hebreus já tinham este costume, por exemplo, Moisés levou do Egito o corpo de José (Ex 13, 19), um morto ressuscitou ao contato dos ossos do profeta Eliseu (II Reis, 13, 21). No Novo Testamento a sombra de São Pedro curava doentes (At 5, 15). Na Igreja Primitiva Santo Inácio de Antioquia, devorado por leões no Coliseu de Roma, teve alguns ossos recuperados por seus discípulos e levados para Antioquia (no ano 107) para serem venerados. O mesmo ocorreu com São Policarpo, bispo de Esmirna (166), queimado vivo; os seus restos foram recuperados e venerados. Registros indicam que desde o século II, o túmulo com os restos mortais de São Pedro no Vaticano era um local de peregrinação e veneração.”¹

O véu se rasgou, o Santíssimo está a mosta

Outro ponto é que Deus proibiu a confecção de imagens dele porque ninguém sabia como era o Pai. Mas quando o véu do céu se rasga, e o próprio Deus vem até nós, o céu nos é revelado em Cristo Jesus. Nós sabemos como é a face de Deus, podendo assim retratá-lo. Com a vinda de Cristo inaugura-se a economia das Imagens. Um novo período onde Deus revelado se deixa ser tocado e nos deixou uma fotografia de sangue, o santo Sudário de Turim.

Imagens hoje

Atualmente as imagens santas, são objetos decorativos e de veneração nas casas e nos templos católicos. O uso de crucifixos, imagens de Nossa Senhora e outros santos, são incentivados pelas paróquias para uma demonstração de fé e um testemunho da mesma.

Para os Irmão Protestantes deixo um trecho da Bíblia que responde as acusações:

Evangelho de São Mateus, capítulo 5, versículos de 10 a 12:

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.

Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

referências:

¹= http://pt.wikipedia.org/wiki/Venera%C3%A7%C3%A3o#cite_note-JPII-6

Bíbla Católica Online

One Comment leave one →
  1. junho 3, 2011 11:32 pm

    Deus usou esses sinais num momento específico da história, mas não que isso deveria ser seguido, como o caso da serpente de metal no qual chama mais atençao, mas vcê pode ver que mais tarde foi proibida no livro de ( 2reis 18:1-4) o povo não entendeu que moisés estava dando-lhes uma visão do que seria a vinda do Filho do Homem, de que todos os que nele acreditassem pela fé, não seriam condenado, assim como a esperçao do sangue do cordeiro nas ombreiras das portas feitas pelo povo hebreu no egito, foram todos sinais para uma geração que estava vivendo a história da promessa. o livro de (salmo 115), não deixa de esclarecer o qto Deus repugna a idolatria, Deus é um Deus ciumento e a sua glória não dará a outro, muito menos a uma escultura feita pela mão do homem, nós é que somos templo do Deus altíssimo! se o próprio anjo, advertiu o profeta joão qdo ele ajoelhou para o adorá-lo(ap 19:1-10), ainda mais pesado será para quem ajoelhar diante de uma escultura, no caso dos anjos que foram dá as boas novas da gravidez a sara e a retirada da família de ló em sodoma e gomorra, eles foram lá por intermédio das ordens de Deus, abraão intercedeu foi a Deus, para livrar ló e sua família do castigo contra aquelas cidades pagãs e da dádiva do nascimento de seu filho isaque, não intercedeu aos anjos, e qdo ele se prostou-se por terra, o seu pensamento estava ligado a Deus e não nos anjos, pois Deus conhece os nossos pensamentos, assim qdo jesus estava no jardim de getsêmani e na tentação no deserto, ele orou ao Pai, e diante da oração ao Pai e não os anjos, Deus os enviou para o servirem, portanto, tem muitos falsos profetas que procuram fazer suas próprias interpretações, são verdadeiros ministros de satanás, pois até satanás pode transfigurar-se em anjo de luz para enganar(2co 11:14-15)(mt24:24), mas qto a esses falsos profetas, a palavra de Deus é bem clara: aquele que fizer aumento de uma dessas palavras, será aumentado sobre ele as pragas que estão neste livro, e o que diminuir, será diminuido, ou seja, retirado sua parte no paraíso(ap22:18-21)! somente Jesus a palavra de Deus viva prevalecerá! espero ter-lhe ajudado, em nome de Jesus!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: