Skip to content

Santos Arcanjos II:Rafael – Cura de Deus

março 16, 2011

O nome deste arcanjo vem do hebraico Rafa, sinônimo de cura, e El, que significa Deus. “Cura de Deus” ou “Curador divino”, este é o arcanjo Rafael, que é o chefe dos anjos da guarda, considerado o anjo da Providência, que vela por toda a humanidade. Este arcanjo cura todos os ferimentos da alma e do corpo e defende igualmente as criaturas, de qualquer raça ou classe social, perante Deus.

Rafael é um dos sete arcanjos que fazem parte do círculo mais próximo do Senhor, um de seus mensageiros. Foi o único, segundo as Escrituras, que assumiu a forma humana e viveu entre os seres humanos durante alguns meses.

Segundo o Antigo Testamento, no livro de Tobit, foi o arcanjo que acompanhou o jovem filho deste, como guia conhecedor da região, na longa e perigosa viagem que fez à Média, no Egito. Ele protegeu Tobias durante esse período e inspirou-o a casar-se com Sara, sua parenta, a qual curou de uma obsessão, além da cegueira de seu pai, Tobit. Depois disso, apresentou-se:

[…] chamou-os à parte e disse-lhes: “Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu […] Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à glória do Senhor […]” Pai e filho, cheios de espanto caíram com a face em terra, com grande temor. Mas ele lhes disse: “Não tenhais medo […] Se estive convosco, não foi por pura benevolência minha para convosco, mas por vontade de Deus […] E agora, bendizei ao Senhor sobre a terra e daí graças a Deus. Vou voltar para aquele que me enviou. Ponde por escrito tudo quanto vos aconteceu […]” (Tb 5-12).

Rafael arcanjo é o portador da virtude da cura, do dom da transformação, da beleza curativa que é sua função no mundo. Conduz a humanidade ensinando-lhe o caminho da defesa contra os males físicos e espirituais que a possa ameaçar. Motivo que o tornou padroeiro dos sacerdotes e dos médicos, embora não deixem de pedir-lhe amparo os viajantes, soldados e escoteiros. Pleno de misericórdia, suas virtudes espirituais estão sempre direcionadas para hospitais, instituições e lares, onde esses dons são necessários.

Entretanto ele tem um especial cuidado com os peregrinos, mas não só os que viajam, também aqueles que estão em peregrinação rumo a Deus. Rafael arcanjo protege-os e guia pelo caminho reto e seguro da vida, que é a Paixão de Cristo, onde encontramos a verdadeira felicidade e salvação eterna, cura completa do corpo e da alma. A Igreja celebrava-o, especialmente, no dia 24 de outubro. Desde 1969, sua festa passou para 29 de setembro, mas os devotos de todo o mundo veneram-no todos os dias, durante suas orações.

Oração a São Rafael pelos doentes
Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado “Medicina de Deus”!
Afasta para longe de nós as doenças do corpo e da alma e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém

Oração pelos viajantes
Ó Deus, que em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o glorioso Arcanjo São Rafael para ser o companheiro de Vossos fiéis em suas viagens. Fazei que possamos ser sempre conduzidos e defendidos, contra todos os nossos inimigos, visíveis e invisíveis, em todos os caminhos que empreendemos em nossa vida e principalmente em nossa viagem do tempo para a eternidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Ladainha de São Rafael
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai Celestial, criador dos Espíritos Celestes, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, a quem os anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, felicidade dos Espíritos Bem-aventurados, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, Glória dos Santos Anjos, tende piedade de nós.
São Rafael, Anjo da saúde, rogai por nós.
São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, que afastais para longe de nós os espíritos malignos, rogai por nós.
São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós.

São Rafael, que levais nossas preces ao trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, que curastes a cegueira de Tobit pai de Tobias, rogai por nós.
São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós.
São Rafael, consolo nas necessidades, rogai por nós.
São Rafael, que tornais felizes os vossos devotos, rogai por nós..
Jesus Cristo, felicidade dos Anjos, perdoai-nos.
Jesus Cristo, glória dos Espíritos Celestes, ouvi-nos.
Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.
Oremos
Ó Deus, que em vossa inefável providência, fizestes São Rafael o condutor fiel de vossos filhos em suas viagens, humildemente vos imploramos que possamos ser conduzidos por ele no caminho da salvação e experimentemos seu auxílio nas doenças do corpo e da alma.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

fonte:http://www.pelafe.net/santos/sao-rafael/ladainha.htm e http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=29&Mes=9&SantoID=411

One Comment leave one →
  1. junho 4, 2011 11:34 pm

    que Deus possa abrir vossos olhos, assim como abriu os olhos do cego, para que, vcês possam abrir os olhos da alma através da luz de jesus, e receber a sabedoria divina para não serem enganados pelos lobos disfarçados de ovelhas, que são todos aqueles que pregam um evangelho diferente do que Deus deixou, pois só existe, Pai Filho e Espírito Santo, e os três são um só Deus como fonte de poder, o resto é pura idolatria condenada por Deus, não erreis: ficarão de fora do reino de Deus, os ídolatras os feiticeiros os roubadores os fornicadores e todos aqueles que praticam a mentira, que Deus tende misericórdia de vossas almas e lhes ensinam o verdadeiro caminho que não é religião, mas sim cristo jesus, o nome acima de todo nome! analizem as escrituras, pois elas testificam dele, Deus seja louvado em nome de Jesus.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: