Skip to content

O que é ser santo?

maio 1, 2011

Nós chegamos à santidade travando uma árdua batalha com nós mesmos, com a carne e com o demônio

Os homens e as mulheres que a Igreja Católica chama de “santos” são milhares, mais de vinte e sete mil, como afirma René Fullop Muller, em seu livro “Os Santos que abalaram o mundo”. São de todas as condições de vida, raças, cores, culturas, países, etc. Porém, uma coisa é comum a todos: eles foram heroicamente bons; basta analisar a vida deles.

A santidade é basicamente a estreita união do homem com Deus; desse contato resulta a perfeição moral. Deus é santo por natureza; os homens são santos na medida em que se aproximam d’Ele.

No céu todos os bem-aventurados estão intimamente unidos a Deus pela visão imediata d’Ele. Isso é chamado de “visão beatífica”. Todos os que estão no céu atingiram a santidade perfeita. Aqui na terra os homens são unidos a Deus por meio da graça divina. Essa graça é um dom, livremente dado por Ele, por meio do qual nos tornamos “participantes da natureza divina”, como São Pedro afirma (cf. 2 Pd 1, 4). Quanto mais graça um homem tem, tanto mais semelhante a Deus se torna.

Um santo canonizado foi alguém que na terra praticou a bondade heróica em todas as suas ações. Um homem ou uma mulher não é canonizado por ter uma só virtude. Não é suficiente que ele não tenha faltas salientes. Mesmo uma pequena fraqueza é uma grande falta num santo. Um santo tem um controle perfeito de todas as virtudes. O santo não faz da sua vida espetáculo. Começa pelas virtudes sólidas, comuns da vida cristã, e depois as desenvolve até um grau extraordinário. São Vicente de Paulo costumava dizer que “um cristão não deveria fazer coisas extraordinárias, mas sim fazer extraordinariamente bem as coisas ordinárias”.

Os seres humanos chegam à santidade travando uma árdua batalha com eles mesmos, com a carne e com o demônio. Partem do triste estado da nossa fraqueza comum, porém, antes de morrerem, atingem a santidade pela graça de Deus. E isso é possível a todos os batizados. Muitos santos não foram tão santos antes de se colocarem nesse caminho. Santo Agostinho assombrou o mundo pela sua “Confissão”, obra que fala como ele fora na sua mocidade, um moço desajuizado que viveu as suas farras na África e na Europa até se converter. Era amasiado e tinha um filho (Adeodato) antes de se converter aos 33 anos.

Um santo vence a fraqueza. Por isso, a Igreja Católica não hesita em examinar no processo de beatificação minuciosamente tudo o que um santo fez. Santo Tomás de Aquino nasceu aristocrata e se tornou professor numa universidade. A sua característica era a simplicidade e a humildade em investigar a verdade como um dos mais profundos intelectuais de todos os tempos. Era santo. Em cada santo encontramos uma singularidade.

Os santos não foram pessoas raras e especiais que viveram numa só terra ou numa só época particular. Pertencem a todas as épocas e a todas as nacionalidades. São Policarpo, natural da Ásia Menor, viveu no século II; já São Pio X foi um italiano e um Papa do século XX. E os quatro homens que são chamados os Padres do Ocidente, a saber: Santo Agostinho, São Jerônimo, Santo Ambrósio e São Gregório Magno, eram respectivamente da África do Norte, da antiga Iugoslávia e da Itália, e viveram entre os séculos quarto e sexto. Santa Francisca Cabrini era uma freira italiana que fundou hospitais em Nova York e em Chicago. Houve mártires em Nagassaki, no Japão, e padres na Rússia, que foram declarados santos pela Igreja Católica.

O que talvez seja mais surpreendente é a enorme variedade de personalidades entre esses santos. Eram reis e rainhas; sapateiros e agricultores; sacerdotes, bispos, freiras; soldados; juristas; professores; donas-de-casa e mulheres profissionais, que se elevaram às alturas da santidade. Nenhuma classe tem o monopólio da santidade, embora talvez bispos e religiosos, por força da sua profissão, tenham mais freqüentemente chegado à santidade.

Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: “Escola da Fé” e “Trocando Idéias”. Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: http://www.cleofas.com.br

Fonte:http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=9951

6 Comentários leave one →
  1. junho 3, 2011 8:19 pm

    leia ( joão 9:1-41) e verá que os fariseus não aceitavam o testemunho de jesus mesmo diante dos milagres, porque eles seguiam as leis de moisés, que na verdade eram as leis de Deus, mas esqueceram da principal pedra de esquina que era cristo (mc 12:1-12) (ef 2:11-22) Jesus falou sobre como adorar a Deus qdo estava com a mulher samaritana (jo 4:1-30) traduzindo:vem a hora mulher que não se adorará a Deus neste monte ou seja, não adorará-lo através de meios como, esculturas, quadros e etc, mas adorará-lo com Espírito e verdade, de coração de sentimento e são esses que Deus agrada, e só pode sentir isso, quem foi batizado com o Espírito Santo, coisa que nicodemos ( jo:3-21) sendo um gde conhecedor da palavra ainda não tinha recebido devido viver agarrado em doutrina dos homens, vou te dá exemplo de um gde profeta dos nossos dias atuais que ensina não a religião, mas o caminho da salvaçao, é o apostolo valdemiro santiago da igreja mundial do poder de Deus na terra, não tem profeta que é usado por jesus como instrumento dele para levar o povo ao arrependimento com todos sinais e pródígios milagres curas libertaçao como ele é usado(mt 10:1-20) o verdadeiro profeta de Deus é reconhecido pelos seus frutos, o apostolo valdemiro, nunca permitiu ninguém chamá-lo de santo e que faz milagres, mas diz pra todos que só Deus faz milagres é por isso que Deus o escolheu pois ele não glorifica-se próprio, mas ao único e poderoso Deus pai filho e Espírito santo aamémm!

  2. junho 3, 2011 9:12 pm

    irmão, seguir Jesus é mais simples do que podemos imaginar, basta acreditar que Deus enviou seu Filho ao mundo pelo poder do Espírito Santo, para nos purificar de todo pecado e arrependendo de nossos pecados e o ouvindo, praticando a vontade de Deus e afastando do pecado, nascemos de novo e somos salvos através da água purificadora do resgate de Cristo na cruz, no qual lava nossas vestes imundas! porque Deus enviou seu Filho não para que condena-se o mundo, mas para que todos o qto o aceitacem não perecesssem, mas tivessem a oportunidade de se salvarem! profundamente irmão, desejo ardentemente a sua salvaçao, porque pra Deus não tem gentio nem judeu, mas saiba sempre, jesus é o único caminho, não foi o papa, o apostolo valdemiro, o buda, maria, no qual eu respeito tanto como escolhida entre as mais humildes das mulheres pra ser mãe terrena e não mãe do céu do nosso amado jesus, que se entregou na cruz e subiu aos céus, onde está sentado a direita de Deus, só ele pode interrogar ao Pai pelas nossas causas, ele é o nosso advogado, longe dele não há salvador (isaías 53:12) peça a Deus sabedoria como eu pedi, e ele lhe dará a verdadeira sabedoria que o mundo não pode oferecer, como ele mesmo disse: se ouvires a minha voz, eu entrarei em sua casa e farei morada, e aquele que me recebe, recebe aquele tbém que me enviou, irmão, essas não são palavras minhas, mas falo contigo através do poder do Espírito Santo, não jogue fora sua salvaçao por causa de doutrina dos homens, abra a porta do seu coraçao e deixe o amor de Deus entrar, ele é a verdadeira sabedoria! fique na paz do Senhor.

  3. brunomarinho permalink*
    junho 3, 2011 10:04 pm

    Olha que bonito, tá aprendendo! Isso é ser cristão de verdade. É vc revelar para as pessoas que Jesus é o Caminho, não falar que igreja tal ou outra está errada. Glórias a Deus no mais altos dos Céus, Glórias e Louvores a Santíssima Trindade que são um só DEus! Eles estão lapidando seu coração e mostrando que não há certo ou errados, todos somos errados, todos pecadores a caminho do Pai.
    Eu louvo a Jesus por sua evangelização, louvo a Deus por sua determinação de levar o Evangelho de Jesus aos povos, louvo a Deus por sua vida, por seu sim.
    Tudo o que conversamos ontem foi pra te revelar que doutrina não salva ninguem. O que vc acredita tem embasamento bíblico e o que eu acredito também tem embasamento bíblico. Então tudo está certo. Só são caminhos diferentes de se chegar ao Altíssimo, à salvação.
    Logo, vc não pode, não deve e Deus não gosta quando vcs (entenda protestantismo) quando julgamas outras religiões, é Jesus que viráno último dia para julgar, não vcs.
    Então após me alegrar com sua mudança de discursso. Quero apenas corrigir alguns itens da doutrina católica que vc deve desconhecer:
    – Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre, acho eu que vc tambem acredita nisso. Logo se Maria é a Mãe do Jesus terreno, como não é Mãe Celeste? Depois que Jesus ressucitou ele deixou de ter mãe? Uma mulher que enfrentou a morte para cumprir a vontade de Jesus. Porque vc tambem deve saber que ela seria apedrejada por adultério, ou assassinada por Herodes. Ela também é Mãe de Deus! Sendo Jesus Deus, Maria é Mãe de DEus, ou seja, Mãe da segunda pessoa da Santíssima Trindade. Não mãe do pai!! Jamais!

    Ou seja, ela é Filha do DEUS PAI, Filha do DEUS FILHO e Esposa do DEUS ESPÍRITO SANTO, sendo que o Espírito Santo foi quem concebeu Jesus. Sendo Mãe de Deus( Jesus), ela é Mãe dos Homens discípulos amados.
    “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.” ( João 19,26)

    Ou seja, QUem é discípulo amado de Jesus deve acolher Maria como Mãe. Porque se assim não o fosse, Jesus teria chamado ele de João, mas não, ele quis ampliar essa Maternidade e escritos e documentos da Igreja afirmam que maria era chamada de Mãe pelos Apóstolos.

    Uma mulher que amou tanto a Deus, não é digna de ser ouvida por Ele? Acredito que Deus a Escuta. Porém, quando nós pedimos a intercessão de Maria, pedimos que ela peça ao nosso mediador, fazendo dela, medianeira entre JESUS e os homens e JESUS é o mediador entre o PAI e os homens.
    Então quando pedimos aos Santos ( que são pessoas que já estão salvas, porém aguardando a ressurreição dos mortos, no céu) que peçam ao seu mestre JESUS que interceda por nós ao PAI. Logo Maria e os santos, naõ são mediadores entre o PAI e os homens, mas sim entre JESUS e os homens.
    MAS ISSO É DOGMA, DOGMAS SÃO VERDADES RELIGIOSAS, LOGO, VC NÃO PRECISA ACREDITAR, SÓ RESPEITAR E NÃO CRÍTICAR.

    Deus te abençoe e te guarde!
    Ele te mostre a sua face e se compadeça de você!
    Volva para você o seu olhar e te dê a sua paz!
    Que te Abençoe o Deus todo-poderoso,o Pai e Filho e Espírito Santo.

    Amém.

  4. junho 4, 2011 12:58 am

    jesus não teve princípio e muito menos fim, ele é o alfa e o ômega, se vcê desconhece, lembra qdo Deus disse: façamos o homem a nossa imagem e semelhança, isto quer dizer que Deus não estava sozinho, jesus estava presente, eu vcê e maria e toda raça humana viemos de uma só semente, adão e eva, e de um só corpo nos tornamos muito, jesus com seu corpo reconciliou o mundo com Deus, esses sim, são sem sombra de dúvidas, nossos primeiros pais carnais, de onde tudo começou, maria era mortal, Jesus imortal, maria e toda raça humana que se arrependeram de seus pecados só se tornam imortais através da fonte que borbulha pra dá vida eterna, assim como ela e abraão moisés e outros profetas e etc se tornaram imortais, foi graças a Deus com seu infinito amor manifestado a ninguém mais e ninguém menos que ao próprio Jesus, era preciso um cordeiro sem máculas, Jesus encarnou usando o corpo material, para exterminar o pecado na cruz, esta foi a justiça de Deus, maria teve muitos outros filhos depois de jesus, esses sim eram seus legítimos filhos de concepção humana com josé seu esposo, que igual a ela, com todo respeito, não tem poder algum, ele mesmo disse: mulher o que tenho eu contigo! qdo Jesus disse para aquele discípulo para levar sua mãe para sua casa, ele estava demonstrando o amor e o cuidado que temos que ter para com nossos pais de não abandoná-los, e não que ela deveria ser a mãe de todos viventes, pois esta mãe de todos os viventes chama-se Eva, isso é bíblico, não tem nem como questionar, lembra dessas palavras: meu pai, minha mãe e meus irmãos, são aqueles que ouvem e fazem a minha vontade, mas Jesus é sempiterno, lembra-se de qdo ele disse: Eu e o Pai somos um, ele não referiu outra entidade muito menos humana, nós fomos feitos um pouco menor que os anjos, ainda mais se comparar a Deus, isso é uma verdadeira falta de consideração com a santidade de Deus, digo ainda que é uma blasfêmia! no princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus e ponto final!

  5. brunomarinho permalink*
    junho 4, 2011 3:10 am

    Ah Eu estudo religião na Academia, então estou adorando essa discurssão. Minha monografia é Concílio Vaticano II então de Catolicismo eu entendo, só pra vc não me desacreditar.

    Enfim… revelação, pessoa de Jesus e pessoa de Maria. Vamos analisar os pontos da sua fala:
    pontos de concordÂncia:
    – Jesus é Deus, ponto!
    – Maria é mulher humana, ponto! Ou seja, não Deus. Isso é a fé da Igreja, Maria naõ é Deusa.
    – Viemos de Adão e Eva, ponto
    – POr Ele todas as coisas foram feitas, POr Jesus todas as coisas foram feitas, porque Jesus é a Palavra do Pai, e Deus criou o mundo falando: faça-se, junten-se, etc…
    – Também acredito na imortalidade dos Santos. Depois de lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, naõ morremos mais e sim vivemos e participamos da Glória de DEus.
    – A salvação veio pela Cruz, isso é mais que óbvio para a Igreja Católica,tanto que andamos com cruzes nos pescoços, nos topos das igrejas, em nossos altares, esse, a cruz, é o símbolo do amor e da vida.

    POntos contrários:
    – Filhos de Maria – PAra a igreja Católica, Jesus é o Filho legítimo de Maria.Porque ele nasceu da carne dela. O sangue que corre nas veias de Jesus é o sangue de Maria ( biológicamente falando, quanto a propríedades sanguíneas) pois não houve outro ser humano na concepção, não houve combinação genética, todo o ser de Jesus é o ser de Maria, exceto a Divindade que é dada pelo Pai. Só o óvulo de Maria e a ação do Espírito Santo foram usados para trazer Jesus ao mundo.

    – Filhos de Maria – A Igreja Católica acredita que José, vendo e percebendo toda a maravilha de Deus realizada em sua esposa, não teve relações sexuais com ela. LOgo os irmãos de Jesus têm duas explicações:
    1ª – comprovada pelas ciências humanas, cujo dela sou cientista, na época de Jesus, a palavra irmãos, denominava os parentes próximos que viviam como irmãos mesmo, criados juntos etc… Isso naõ quer dizer que era cosanguíneos, naõ, mas sim, era uma organização social diferente da nossa. Assim como na grécia arcáica, família (oikos) era a vaca, o boi, o cachorro, a carroça, a casa… Não podemos olhar o passado com os olhos do presente.( essa é a usada pela a Igreja)
    2ª – JOsé era viuvo, teria se casado antes e tido filhos. Já que a bíblia fala sempre em IRMÃOS DE JESUS, mas nunca em FILHOS DE MARIA. O ÚNICO FILHO DE MARIA E JOSÉ, O CARPINTEIRO, ERA JESUS.

    – Teologia católica – História da Salvação.
    O pecado entrou no mundo por Eva e por Adão. E o pecado foi derrotado por Jesus, isso o torna o NOvo Adão. Esse versículo (Gn 3,15) é um deles. Nesse primeiro anuncio do Evangelho, Deus anuncia uma Nova Eva e um novo Adão. E de fato era preciso que isso acontecesse. O primeiro Adão e a primeira Eva pecaram. Eles eram pais dos viventes e por conseguinte, toda a humanidade sofreu as consequências.

    Eva, pecou por desejar aquilo que não podia ter. E Adão, penso eu, pecou ainda mais. Primeiro que foi omisso, poderia ter dito não, poderia ter gritado e não o fez. Ficou mudo. Depois fez o mesmo que Eva: Desejou o que não podia. Por isso era necessário que houvesse um Novo Adão e uma nova Eva. Que a Virgem Maria é a segunda Eva, nos é revelado pelos apóstolos São João e São Paulo, basta comprovarmos as seguintes passagens: Gen 3, 15; Jo 2, 4 – O termo usado por Jesus é um elogio a sua Mãe, ele a chama de Mulher, assim como Eva era chamada.; Jo 19, 26 – esse nós já discutimos, onde Jesus entrega Sua mãe a marternidade do mundo; Gal 4,4 e Ap 12,1ss.

    Esse trecho de Apocalípse é eu um dos que eu mais gosto na bíblia. O livro do Apocalipse, ou revelações, são revelações do futuro da humanidade ao Apóstolo São João Evangelista.Ou seja, nele se revela como se dará o fim dos tempos. POrém é bom perceber que ele tambem revela o que é e o que foi. Nem tudo que tá escrito é só revelação do futuro, mas sim mesclam passado e futuro, porque em Deus isso não existe. Logo Deus revela a História da Nova Eva:

    “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.”

    Vamos lá: Mulher = figura associada a materinadade.

    revestida de Sol, ou seja, ornada de esplendor, ornada com a Glória de Deus. Ou seja, essa mulher está Salva, e ela vem do Paraíso. O termo revestida, está no particípio passado, ou seja, algo que aconteceu e permanece acontecendo. Logo, essa mulher foi revestida com a glória de Deus antes e aparece ali ainda sob a glória de DEus.

    A lua sob os pés: Domínio. e lua representa o Céu, logo essa mulher é “dominadora” do Céu, ou tem um domínio do céu.

    E na cabeça uma coroa – coroa = a rei, ou velho, mas acho que nesse caso coroa na cabeça é = rei, no caso rainha.

    Doze estrelas: o doze simboliza algo completo, algo perfeito. Além de simbolizar 12 tribos de Israel e os 12 apóstilos, ou até mesmo completo o cíclo da humanidade.

    Então só nesse primeiro verículo vemos que a mulher é rainha. Rainha do Céu, Rainha do céu, coroada por Deus, e ornada com o Sol da glória de Deus.

    Bonito não é verdade. Mas até aqui nada indica que essa mulher seja Maria.

    “2.Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz.” – ela é mãe. Rainha do Céu e Mãe, mas mãe de Quem?

    “5.Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono.”

    Putz aqui a bíblia deu o nome, rg, cpf e endereço dessa mulher: Maria de Nazareth! Quem deu a luz a um MENINO que será rei dos reis? Rei de todas as nações e que foi arrebatado? A premissa do Céu é Jesus, ele foi o primeiro a ressucitar e a subir aos céus. Logo a mãe desse menininho é Maria. Então caro amigo, Maria é Rainha do Céu e nela se prefigura e foram salvas toda a sua descendência.

    A nova Eva é Maria. A Ave Maria – dito pelo Anjo, a mando de Deus. E veja, Eva lida de trás pra frente, lê-se Ave. Por que Maria é o oposto de Eva. Se Eva colaborou com a serpente, Maria detesta a serpente. E Jesus é o novo Adão, por que é a descendência de Maria. E se Adão pecou por desobediência, Jesus foi obediente até a morte e morte de Cruz. Jesus fez exatamente tudo que o Pai lhe pediu.Não negou nada.

    Eva, nossa primeira mãe, estava dotada de graça santificante antes do pecado original. Possuía os dons sobrenaturais, portanto. São Paulo decolara que o segundo Adão, Nosso Senhor Jesus Cristo, veio restaurar o que o primeiro Adão perdeu – o estado de Santidade e justiça – em razão do pecado original originante.

    A Igreja sempre ensinou que o primeiro casal, no paraíso, possuía todos os dons sobrenaturais em razão de Gen 1, 26 (semelhança sobrenatural com Deus), em Gen 2, 7 (sopro de vida: princípio da vida sobrenatural) e em Ecl. 7, 29 (retidão – justiça).

    Adão e Eva foram criados em estado de graça santificante. Além dos dons sobrenaturais possuía Eva os dons preternaturais chamados dons de integridade.

    Esse dom de integridade ou retidão significa imunidade à concupiscência.
    Concupiscência é a tendência espontânea, seja sensitiva ou espiritual, que precede a toda reflexão do entendimento e toda resolução da vontade e que persiste ainda contra a decisão desta última. O dom de integridade consiste no domínio perfeito do livre arbítrio sobre toda tendência sensitiva ou espiritual, mas deixa subsistir a possibilidade do pecado.

    Como Eva pecou, ela não só perdeu para si a graça santificante (dons sobrenaturais de santidade e justiça), mas perdemos todos nós. Ela perdeu e não pôde mais transmiti-la. Transmitiu-nos o pecado. Pelo que afirmei até agora, Eva foi criada perfeita, pois tudo que Deus faz é perfeito. E Ele achava boa a obra de Suas mãos.

    Na plenitude dos tempos a segunda Eva – a Virgem Maria – a mais sublime criatura de Deus, perfeita, belíssima, predestinada para ser a mãe do segundo Adão e nos méritos dele é concebida sem o pecado original originante e possui em grau elevadíssimo todos os dons sobrenaturais, preternaturais e naturais que um dia a primeira Eva possuis, menos a imunidade à dor e ao sofrimento para, como co-redentora, solidária aos homens, cooperar na obra da salvação.

    O “sim” de Maria Santíssima a Deus renovou o Fiat ( faça-se ,obediência) de Deus na obra da criação e Deus olhou a Virgem Bendita e achou-a ótima. Quem tem ouvidos para ouvir ouça… Necessário se faz lembrar que Adão e Eva eram inseparáveis. Eva era carne, sangue e ossos de Adão. O que Deus uniu não separe o homem. Eva era cooperadora de Adão. Assim Jesus nasceu da carne de Maria, uma carne sem mancha do Pecado, remida pelo sangue o Cordeiro desde a criação do universo, era ela um sonho de Deus e o que Deus cria é perfeito.

    Agora vou mostrar por que a Virgem Maria é a segunda Eva. A primeira mulher ouvindo ao demônio disse não a Deus, trazendo o pecado e a morte à humanidade. A virgem Maria ouvindo um anjo de Deus, Gabriel, disse sim a Deus, concebeu e deu à luz Cristo, vencendo o demônio( ela esmagará a cabeça da serpente), trazendo para nós a graça e a vida.

    Eva foi desobediente, não teve fé em Deus. a Virgem Maria foi obediente, cheia de fé. Eva é a mãe da nossa natureza pecaminosa e a Virgem Maria é a mãe da vida na Graça.

    Aquela, EVA, gerou-nos em pecado. Essa gerou-nos como mãe do segundo Adão, na Graça. Nossa Senhora resistiu-nos o que Eva perdeu. Portanto Eva é a mulher vencida e a Virgem Maria é a mulher vencedora.

    Sem a Virgem Maria não se entende o plano de salvação. Quem não é filho de Maria permanece filho de Eva. Nossa Senhora está sempre no plano de Deus como mãe e colaboradora de Cristo.

    Quando Deus Pai decretou a Encarnação de Deus Filho, decretou também a maternidade divina de Maria. Deus poderia, pois para Ele nada é impossível, enviar seu Filho unigênito em forma humana, sem ser preciso nascer de mulher e passar pela fase da infância. Deus não quis agir assim. Ele escolheu nascer da Mulher para que a raça humana participasse do seu plano de salvação. Se o demônio venceu a sua primeira criatura feminina, Eva, e em seqüência todos os homens, Ele quis que a segunda Eva, a Virgem Maria, vencesse o demônio e trouxesse a salvação aos homens. Cristo foi o único que pôde dizer: “Sem pecado me concebeu minha mãe”. Quanto aos demais, como filhos de Eva, repetem o Salmo 50, 7.

    Deus Pai predestinou Cristo para vir ao mundo e ao mesmo tempo predestinou Maria para realizar seu plano de amor. O que Deus uniu não separe o homem.

    É o Filho de Maria o nosso salvador. Graças a Deus porque pertencemos à religião do Filho de Maria. Predestinado antes da criação do mundo e manifestado na plenitude dos tempos.

    Ai cansei! que aula de teologia católica! Vc é privilegiado, agora sabe de onde tiramos as coisas… Foi o que te falei: SÃO DOIS MIL ANOS DE IGREJA CATÓLIA APOSTÓLICA, SÃO 2.000 ANOS DE ESTUDOS DA PALAVRA DE DEUS.

    Enfim, fica com Deus e a Virgem Maria rsrs.

    Sério, um grande abraço e obrigado por me fazer ter sempre mais certeza da minha fé.

    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Para Sempre Seja Louvado!

  6. junho 5, 2011 5:06 am

    engraçado, acho muito estranho os católicos numa parte! vcês falam mais de maria do que de Jesus, francamente, como já disse antes, até parece que foi ela que deu a vida por vcês, novamente digo, respeito ela como qualquer outro personagem da história bíblica, mas na posição dela! quero que vcê ouça bem, se é que esse coração de pedra pode ouvir, mas Deus pode tirar, só depende de vc! vcê disse, que maria não teve pecado, ou seja, era perfeita como o Filho, isto é um absurdo, sendo como está escrito, de que, todos sem exceções, pecaram e destituidos estão da glória de Deus! quem rejeitaria um chamado de Deus para uma gde obra, ainda mais para ser mãe do Criador, o anjo mesmo disse para ela, bem aventurada és tú entre as mulheres, portanto, este chamado foi uma gde honra para ela qto para qualquer ser humano, Deus disse que noé era um homem justo e reto entre os seus contemporâneos, o que ele quis dizer com essas palavras? ele quis dizer que entre aquela geração, noé era o que cometia menas falhas, não praticava orgias, prostituição e outras coisas que eram costume naquele lugar, entre as frutas podres era a menos estragada, ou seja, procurava agradar a Deus, não que ele era perfeito! assim como no caso de maria, Deus viu humildade, sinceridade, diferença esta entre as mulheres, de que mais estava preparada para tal chamado, Deus sabe em quem pode confiar, assim como ele confiou em jó e a palavra dele prevaleceu contra o diabo, Deus sabe do futuro e se uma árvore é figueira brava ou boa e etc, mas este chamado não tem nada a ver com a tentação de eva, pois o diabo, tocou no ponto mais fraco de eva, que foi o livre arbítrio, a vontade de escolha, na qual é nada mais nada menos, que puder sair da róta e seguir o próprio caminho, coisas que todos nós inclusive maria com certeza fez, pois só no pensamento já pecamos, mais nem tudo é flores, portanto, esse caso de eva é diferente do que maria recebeu, novamente, Jesus disse: que entre os nascidos de mulher, ou seja, desde do ventre de eva, não se levantou ninguém maior que joão batista, mas o menor no reino de Deus é maior do que ele, resumindo: os que veriam os milagres de Jesus, seriam mais previlegiados do que ele, lembra qdo joão batista disse aos seus seguidores: diz se ele é o Cristo, ou devemos esperar outro? eeé… e eu sou um desses previlegiados! agora, qto a mulher de (ap 12:1), simboliza os fiéis de israel, através dos quais o Messias, isto é, o menino Jesus (ap12:2,4,5)veio ao mundo (Rm9:5) isso é indicado não somente pelo nascimento do menino, mas tbém pela referencia ao sol e à lua (Gn 37:9-11) e às doze estrelas, que naturalmente se referem às doze tribos de israel, se vcê quiser, eu termino de contar todo capítulo do enígma, pois é bem gde é só avisar! a respeito de vcês andarem com a cruz, a bíblia diz: maldito todo aquele que é pregado no madeiro, Jesus não está mais lá, já ressucitou, não devemos olhá-lo como derrotado, pregado numa cruz, mas sim, anunciá-lo Vitorioso, Glorioso, Majestoso, como um verdadeiro Rei dos reis, Único e absoluto sobre todo nome que se nomeia, pois ao nome de Jesus, todo joelho se dobrará! irmão, vcê disse que é formado em teologia católica, então me diga: de quem recebeu os profetas da bíblia sabedoria, de Deus ou dos homens? pois bem, aquela mesma unção que eles receberam, eu recebi! eu tbém não busquei nas doutrinas dos homens, mais do próprio Deus, assim como o rei salomão tbém pediu a Deus, ele me revelou em sua palavra! a sabedoria que o mundo oferece, é loucura diante de Deus, não estou aqui pra debater, querer ser melhor, pois aquele que quer ser o maior que seja teu servo, ou defender religião, pois isto só gera confusão e nunca será o caminho, basta aceitar Jesus, como o ÚNICO Senhor e Salvador de sua vida e vcê e todos aqueles que te ouvirem serão salvos, não te conheço pessoalmente, mais te desejo profundamente do fundo da minha alma, aquilo que eu recebi, que é a sua salvaçao! fique na paz do Senhor!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: