Skip to content

A Via-Crúcis

fevereiro 27, 2012

A Quaresma tempo salutar. Pois, convida-nos à penitência, à mortificação dos sentidos, que satisfaz pelos pecados e fortalece a vontade contra as inclinações más de nossa natureza decaída, e alimenta a esperança, que confia na graça, sem a qual nada se pode fazer.

A Via Sacra

A melhor maneira de aproveitar bem o tempo quaresma, é o exercício consciente e vivificante da “Via Sacra”. Com efeito, este piedoso e tradicional exercício, que nos une a Jesus Cristo, no doloroso caminho, por Ele percorrido, ao seguir para o Calvário, onde seria imolado por nossos pecados.

1. Excita em nós a gratidão, diante do amor, inefavelmente generoso e misteriosamente misericordioso, com que Jesus nos remiu. Es a gratidão é o penhor das graças de Deus, segundo a recomendação do Apóstolo, cheguem nossas petições ao conhecimento de Deus, envoltas na ação de graças (F 2, 4-6).

2. Mostra, ao vivo, a malícia enorme do pecado. Se para repará-lo teve o Filho bem amado do Padre Eterno que sofrer toda crueldade feroz, com que foi tratado na sua paixão, e todas as profundas humilhações a que o submeteu o ódio e a inveja de seus inimigos, é sinal de que realmente a malícia do pecado é algo tão monstruoso que atinge às raias do mistério. Por isso, pergunta o profeta: quem entenderá o pecado (Sal. 18,13)?

3. A malícia do pecado e o inefável amor que Jesus nos demonstra na sua paixão desperta em nós o desejo de repararmos, nós também nossas infidelidades e de cooperarmos com Jesus Cristo na salvação das almas. Daí o benefício da Via Sacra: predispõe-nos a imitar a Jesus Cristo, na sua humildade e nos seus padecimentos. Faz-nos aceitar e mesmo procurar a mortificação dos sentidos, de nossa gula, de nossas comodidades, e sobretudo de nossa vontade que nos torna mais submissos a Deus e aos nossos superiores por amor de Deus.

Assim, com a “Via Sacra”, meditada e vivida, a Quaresma opera a nossa conversão e nos prepara para as puras alegrias da Santa Páscoa.

By + Dom Antonio de Castro Mayer, Bispo de Campos

Via Sacra

Música da Via-Sacra

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: