Skip to content

Jesus é o Bom Pastor

abril 27, 2012

IV Domingo de Páscoa [Bom Pastor Domingo / Vocação domingo

Comentário sobre Atos 4:8-12, 1 João 3:1-2, João 10:11-18

 

Hoje é conhecido como Domingo do Bom Pastor, porque, em cada ano do ciclo litúrgico neste domingo 4, o Evangelho é sempre retirado do capítulo 10 de João, onde Jesus fala de si mesmo como o “bom pastor”.
Na passagem de hoje, Jesus enfatiza o elemento de auto-sacrifício em sua própria vida: “O bom pastor é aquele que dá a vida pelas suas ovelhas”. Ele contrasta o bom pastor que é dono das ovelhas para alguém que é simplesmente contratado para cuidar deles. O homem contratou pensa principalmente de seu próprio bem-estar e, se ele vê um lobo chegando, ele tira, deixando as ovelhas a serem atacados e espalhadas em medo e terror. Jesus, por outro lado, não vai ser como uma pessoa contratada: “Dou a minha vida por minhas ovelhas”. Talvez ele contrasta-se com os líderes religiosos mercenários entre seu próprio povo – e ser encontrados em cada agrupamento religioso – que fazem apenas o que é esperado deles, mas não tem nenhum compromisso real ou sentido de responsabilidade para com aqueles a seu cargo.

Ele conhece as suas ovelhas

  Em segundo lugar, o bom pastor conhece as suas ovelhas e elas conhecem-no. Há uma relação recíproca de amor e intimidade. Que o amor é comparado com a profunda relação mútua que existe entre Jesus e seu Pai. “Meu próprio me conhece assim como o Pai me conhece.” Mais uma vez o homem contratado ou o líder auto-interessado não terá tal relacionamento com suas acusações. A segunda leitura fala em termos semelhantes, quando o autor diz: “Pense no amor que o Pai nos tem concedido, deixando-nos ser chamados filhos de Deus, e é isso que nós somos.”

Um pastor e um só rebanho

Em terceiro lugar, o bom pastor deseja profundamente que muitas outras ovelhas deve vir a se identificar com ele. “Há Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco, e isso tenho de levar também.” O objetivo final é que “haverá um só rebanho e um só pastor”, que o mundo inteiro estarão unidos juntamente com o seu Deus e Senhor. Este é o sentido do Reino, que está no coração da mensagem evangélica.
Esta é uma meta que nos preocupa ainda hoje. Há ainda tantos milhões de pessoas que ainda não ouviram a mensagem de um Deus amoroso, um Deus que enviou seu único Filho para morrer por eles. Eles buscam significado e felicidade em suas vidas perseguindo todos os tipos de outros objetivos que inevitavelmente se transformam em cinzas: abundância material, de status aos olhos dos outros, poder sobre os outros, prazer e confundindo hedonismo a felicidade …
Em assim fazendo, eles rejeitam a Jesus o Bom Pastor. “Porque o mundo se recusaram a reconhecê-lo, portanto, não nos reconhece.” Isso é algo que devemos aprender a aceitar como um fato, mesmo que seja difícil de entender e ainda mais difícil de tomar.
Não importa o quão perto nós seguimos os passos de nosso Pastor, na verdade, o mais perto que segui-lo, o mais provável é que será rejeitado e até mesmo atacados. Mais trágico ainda, no entanto, existem muitas pessoas que afirmam Cristo como Senhor, muitos deles pessoas muito boas e sinceras, que são muitas vezes divididos, mesmo amargamente divididos entre si.
Aqui, mais do que em qualquer lugar há uma necessidade de tudo para seguir um só Pastor e forma um só rebanho. Caso contrário, como podemos dar testemunho do amor de Cristo se que o amor está faltando entre os servos de Jesus?
Por fim, há aqueles que, embora incorporados pelo batismo no Corpo de Cristo, de forma consistente se comportar de uma maneira que distorce totalmente a compreensão das pessoas de Cristo e sua chamada para a realização de discipulado, e felicidade. Provavelmente, a maioria de nós temos em um momento ou outro falhamos em nossa chamada para dar testemunho da verdade e do amor que encontra-se em Cristo.

Dar a vida de bom grado

Jesus enfatiza que, ao dar sua vida por suas ovelhas, ele está fazendo isso por vontade própria. Não é apenas por força das circunstâncias. Sua morte é ser a prova viva de que “o maior amor que uma pessoa pode mostrar é que dar a vida pelos seus amigos”. Esta é a prova de que Jesus é verdadeiramente um Bom Pastor.
Em face disso e olhou com olhos puramente seculares, a vida ea missão de Jesus parecia um fracasso total. Mesmo os amigos de Jesus e admiradores deve ter abalado a cabeça em tristeza quando eles o viram morrer na cruz. O próprio Jesus disse: “Está consumado”. Mas, para ele, as palavras tinham um significado completamente diferente.
Como Pedro diz aos judeus reunidos no Templo em primeira leitura de hoje, “Esta é a pedra rejeitada por vós, os edificadores, mas que provou ser a pedra angular. Para de todos os nomes no mundo, dada aos homens, este é o único aquele pelo qual possamos ser salvos. ”
Como o próprio Jesus diz no Evangelho de hoje: “Eu dou a minha vida de minha livre e espontânea vontade, e como ele está em meu poder para a dar, por isso está em meu poder para retomá-la.” E assim foi. A segunda leitura contém parte de um endereço Peter deu no Templo depois que ele e João haviam curado um mendigo aleijado na porta Formosa do Templo. A cura do homem em nome de Jesus crucificado através da agência de Pedro e João é a prova de que Jesus ressuscitou e trabalhando entre nós.
Vocação
Por fim, tudo isso está intimamente ligado com o segundo tema deste domingo. Não só é Domingo do Bom Pastor, também é “Vocações Sunday”. Neste dia, estamos especialmente perguntou, antes de tudo a rezar para que a Igreja pode ser fornecido com os líderes necessários para realizar seu trabalho de difusão do Evangelho.
Sabemos que no momento presente há uma escassez crítica de tais líderes, pelo menos no sentido tradicional – sacerdotes e religiosos. Mas, enquanto nós podemos orar fervorosamente que a nossa Igreja ser fornecido com os líderes de que necessita, pode haver uma tendência entre nós a rezar para que outros possam responder a essa chamada. Nós não nos vemos como incluídos. Podemos orar sinceramente para as pessoas mais jovens a oferecerem-se como sacerdotes, religiosos e religiosas, mas claramente excluir nossos próprios filhos.
Mas o problema é mais amplo um. Nós temos por muito tempo dado um sentido muito estreito para ‘vocação’ da palavra. Nós tendemos a limitá-lo a um chamado para ser um sacerdote ou membro de instituto religioso. Mas, na verdade, cada um de nós tem uma vocação. Para a maioria de nós, provavelmente, é o que estamos fazendo agora seja como cônjuges, pais, professores, médicos, funcionários públicos, executando um negócio, vendedores … ou qualquer outra coisa.
No entanto, cada um de nós deve estar se perguntando a nós mesmos de hoje:
É o que eu estou gastando minhas energias a cada dia minha verdadeira vocação?
É isso que Deus quer que eu fazer com minha vida?
Como é que eu estou fazendo dando testemunho de minha fé cristã?
Qual a contribuição que eu estou oferecendo para fazer deste mundo um lugar melhor para as pessoas a viver?
Até que ponto eu sou um propagador da verdade, do amor, da justiça, da liberdade, da tolerância e da aceitação …?
E, se eu estou em uma posição que seria difícil mudar (como um cônjuge ou parente ou manter um emprego particular), como, dentro dessa situação, é Deus me chamando para um serviço maior da minha igreja e minha comunidade? Estou dando alguma coisa pela minha vida ou estou apenas usando a sociedade (e até mesmo a Igreja) para conseguir o que quero?
Deus está chamando cada um de nós a trabalhar para o Evangelho. Para um pequeno número pode ser como um padre ou religiosa – e essa chamada pode vir a qualquer momento na vida de alguém. Mas existem centenas de outras formas de servir a Igreja e ajudando a construir a comunidade cristã. Onde está Deus me chamando para fazer a minha própria contribuição com base nos talentos especiais que Deus me deu?
Se cada um de nós fosse responder a essa pergunta com sinceridade e de agir sobre ele, estou confiante de que nossa Igreja teria toda a liderança que ele necessita.

Fonte: http://livingspace.sacredspace.ie/EB041/

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: